O Orpheu Creative Collective é um espaço criado por designers, principalmente para designers. A inspiração para este conceito recua até ao ano de 1915, onde existiu em Portugal uma revista com o mesmo nome e que acabou por caracterizar toda uma geração. “Geração d’Orpheu”, como é costume mencionar, foi constituída pelo grupo responsável pela introdução do Modernismo nas artes e letras em Portugal. É através da famosa citação de Maiakovsky, “dar uma bofetada no gosto público”, que Almada Negreiros se baseia para melhor descrever as intenções deste conceito naquela altura.

O Orpheu CC não pretende esbofetear ninguém. Porém, partilha com os ilustres nomes daqueles tempos, uma enorme vontade de “agitar as águas” no Design em Portugal. Somos simples jovens designers de formação e queremos dar voz a uma área que se encontra em ascensão e que, apesar de estar na moda, não possui ninguém suficientemente idiota para debater as suas questões menos sérias. O mais importante para o Orpheu CC é a opinião, atitude e debate. Contudo não vamos nem queremos impor opiniões (porque temos 100% de certeza que nunca estaremos 100% certos). Garantimos sempre uma mesa redonda de argumentação que terá sempre lugar para os interessados.

Nunca esquecer que Orpheu CC não é uma rubrica ou marca de qualquer coisa. É sim uma geração de designers da qual todos devemos fazer parte, como designers que somos. Contamos com todos os que se fartaram de esperar por D. Sebastião e querem tomar as rédeas do design em Portugal.

Atentamente,
Orpheu Creative Collective